Em projetos de sistemas de abastecimento de água a modelagem hidráulica, nos dias de hoje, representa uma ferramenta indispensável para a gestão da operação e projetos futuros de ampliação. A modelagem tem o objetivo principal de simular a rede de abastecimento real fornecendo como resposta as vazões nos trechos e as pressões nos nós da rede durante um período de tempo.

O número de variáveis, a incerteza das medições e as perdas reais são os principais motivos que proporcionam uma modelagem complexa. Como solução a rede poderá ser modelada com as informações conhecidas e, utilizando dados de medição obtidos em campo, estimar as demais informações através de um calibrador.

O LenhsCalibra é um software de calibração de modelos hidráulicos desenvolvido no LENHS UFPB que utiliza uma biblioteca própria do algoritmo genético multiobjetivo e possibilita calibrar modelos hidráulicos em até sete variáveis simultaneamente ou qualquer combinação delas. São elas a rugosidade, a perda de carga singular, o diâmetro e a válvula de controle para os trechos e a demanda, a cota topográfica e o coeficiente de vazamentos para os nós.

Um dos grandes desafios das empresas e companhias de saneamento é a revitalização das suas redes de abastecimento atuais que são, em sua maioria, antigas e estão em fase de reabilitação. Após muitos reparos e intervenções na rede, assim como o envelhecimento dos materiais envolvidos, a rede real precisa ser recuperada com a substituição e inclusão de novas tubulações e reparos de vazamentos. Esse procedimento para ser eficaz precisa ter o apoio do modelo hidráulico calibrado que mostrará, através dos parâmetros encontrados, as áreas onde a reabilitação surtirá mais efeito e com menor custo.

Caso algum profissional queira realizar a calibração de alguma modelagem hidráulica no Epanet, através do LenhsCalibra, basta entrar em contato com a equipe do LENHS através dos contatos deste site.

Os dados necessários para calibração são:

  1. Rede modelada no epanet
  2. Dados de medição da rede real (pressão e vazão)
  3. Quais informações da rede são confiáveis e quais deseja calibrar